A prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio, foi denunciada ao Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) sob a acusação de utilizar bens e serviços públicos para fins privados. A denúncia, feita pelo advogado Anderson Oliveira Larges na última quinta-feira (22), aponta o suposto uso indevido da Casa de Saúde de Esperantina, localizada em Teresina, para abrigar trabalhadores da construção de uma loja de propriedade da gestora.
Segundo o advogado, o imóvel, que deveria ser destinado exclusivamente ao acolhimento de pacientes e acompanhantes em tratamento de saúde na capital, estaria servindo de hospedagem para operários que atuam na obra da loja “Casa Bella Trousseau”, empreendimento que pertence à prefeita e que será inaugurada no dia 29 de maio, conforme convite em nome da própria prefeita.
A denúncia inclui vídeos que, conforme o denunciante, mostram os trabalhadores sendo transportados do canteiro de obras da loja até a Casa de Saúde em um veículo oficial da Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina. Também foram anexadas imagens em que Ivanária Sampaio aparece divulgando a futura inauguração da loja.
Ivanária Sampaio é esposa do vice-governador do Piauí, Themístocles Filho. O Ministério Público deve apurar a denúncia e, se constatadas irregularidades, poderá tomar as medidas legais cabíveis.